A prefeitura de Ilhéus, localizada no sul da Bahia, anunciou a instauração de um Processo de Apuração de Responsabilidade (PAR) por meio da Secretaria de Gestão, com o objetivo de investigar denúncias sobre as condições do transporte público na cidade. A medida foi divulgada na quinta-feira (11) pela gestão municipal.
A decisão foi tomada após diversas reclamações e denúncias de usuários em relação aos serviços prestados pelas empresas São Miguel e Viametro, que são as concessionárias responsáveis pelo transporte público na região.
De acordo com o documento divulgado pela prefeitura, “os fatos alegados violam as normas contratuais estabelecidas”. Entre as principais queixas estão “frequentes falhas mecânicas, falta de freios, falta de limpeza e ausência de investimento na manutenção da frota”.
Aumento na tarifa de ônibus
Recentemente, a tarifa dos ônibus que integram o sistema de transporte público de Ilhéus sofreu um reajuste de R$ 1. Com essa mudança, o valor da passagem passou de R$ 3,80 para R$ 4,80 (ou R$ 4,50 para pagamento exclusivamente via cartão do sistema de bilhetagem eletrônica).
A nova tarifa entrou em vigor no último domingo (7). No entanto, em 2 de maio, ocorreu um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, e durante a manifestação houve registro de confusão.
Segundo a prefeitura, o valor anterior estava sem alterações desde 2019. O reajuste foi decidido pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (COMUTRAN), órgão responsável por ouvir as demandas da sociedade, e foi aprovado por unanimidade.
A autorização para o reajuste foi concedida mediante garantias por parte das concessionárias, como a renovação da frota e a manutenção periódica dos veículos.
Após o aumento, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um procedimento para investigar uma possível violação de princípios administrativos no processo que autorizou o reajuste das tarifas.