O advogado Mateus Nogueira foi detido na 12ª Delegacia Territorial, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, após um desentendimento com a delegada de plantão, nesta terça-feira (20). O incidente ocorreu quando Nogueira se recusou a deixar a sala da autoridade policial, resultando em sua prisão por desacato.
Segundo relatos do próprio advogado em suas redes sociais, ele buscava protocolar uma petição e obter uma cópia de um boletim de ocorrência, documentos que alegava serem de sua titularidade. Durante a tentativa de resolver a situação, Nogueira afirma ter sido convidado a entrar na sala da delegada para apresentar a petição. Ao discordar do conteúdo, a delegada solicitou que ele se retirasse do local. Diante da recusa, foi dada voz de prisão por desacato.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que a delegada solicita que o advogado deixe a sala, enquanto ele insiste em permanecer. Após algumas horas detido, Nogueira foi liberado e conseguiu levar os documentos que havia solicitado anteriormente.
7 Comentários
Itapuã virou uma boca de fumo, orla altamente escura e perigosa, cheia de usuários e moradores de rua, ninguém faz nada para resolver isso.
A delegada não tem nenhum conhecimento da Lei. O advogado pode entrar em qualquer local público e requerer qualquer documento inerente a seu trabalho ou pessoal, além de que, o advogado no exercício da sua função só pode ser preso por crime inafiançavel. Infelizmente, alguns servidores públicos não querem trabalhar e fica fazendo corpo mole para realizar suas funções. Essa delegada deveria ter essa disposição para eliminar a boca de fumo que fica ao lado da delegacia.
Que vergonha essa polícia, delegada aí na frente da delegacia tem o maior tráfico de drogas, isso vc não vê. absurdo isso
Cada absurdo desses advogados, esquecem que existem Leis além do Estatuto da OAB, que não é supremo. Acham que podem entrar e sair de qualquer lugar a hora que quiser e quando quiser sem nenhuma limitação. Fruto da “chuva” de faculdades de anos atrás que despejaram muitos profissionais despreparados no mercado.
Todo advogado tem acesso livre a cartórios, salas e espaços reservados a autoridades judiciais, mesmo fora dos horários de expediente. Isso significa que nenhum profissional deve ser impedido de acessar secretarias, prisões, delegacias, cartórios e outros espaços. Conforme o inciso VI do art. 7º da Lei 8.906/94
Juca essa delegada deveria ter essa valentia e disposição com os sacizeros que estão ao redor da delegacia de itapuã quando é pra agir a doutora coloca vendas nos olhos.
Esse advogado tem que chupar um canavial d hol@